Fernando Lucchese
O cardiologista e pesquisador nasceu em Farroupilha, em 26 de dezembro de 1947, filho de Giácomo Valentin Lucchese e Inês Lúcia Merlin Lucchese. Fernando Antonio Lucchese cursou o primário ainda em Farroupilha, mas depois se mudou para Caxias do Sul a fim de completar os estudos. Formou-se aos 22 anos pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre (UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mas nunca parou de buscar qualificações. Logo que saiu da faculdade estagiou no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Também pertenceu à equipe do Dr. Ivo Nesralla no Hospital Cristo Redentor e fez residência médica em cirurgia cardiovascular no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, de 1971 a 1973.
Participou de inúmeras atividades de aperfeiçoamento no exterior, como no Stanford University Hospital, na University of California e na Harvard Medical School. Atuou como professor visitante na State University of New York e na University of Alabama. Continuou seu aprimoramento por meio de variadas participações em simpósios e congressos ao redor do mundo (Itália, Argentina, Estado Unidos, Austrália, Espanha etc), desde a década de 70 até a atualidade. Também freqüentou o curso de locutor da FEPLAN (Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura) em 2000.
Fernando Lucchese é professor de cardiologia da FFFCMPA (Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre) de 1981 até a presente data. É também professor do corpo docente do Pós-Graduação de Cardiologia em níveis de mestrado e doutorado da UFRGS desde 1984. Lucchese é autor de inúmeros trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Desde 1992 é diretor do Hospital São Francisco de Cardiologia e Transplantes, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Já publicou diversos livros pela L&PM, entre eles Viajando com saúde, Desembarcando o colesterol e o best-seller Pílulas para viver melhor.
Fernando Lucchese é pai de Patrick e Fernanda e possui o título de cidadão honorário de Porto Alegre.
alzira maria affonso
sorocaba-sp
li alguns livrinhos de bolso em um consultorio médico e achei simplesmente fantástico o assunto e o texto -gostaria de nesse natal presentar alguns amigos.PARABÉNS.
28/11/2011