Celia Ribeiro
Celia Ribeiro nasceu em Porto Alegre. É jornalista, licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com longa trajetória na RBS TV e jornal Zero Hora, onde foi editora de moda e atualmente assina uma página de etiqueta no caderno de domingo. Foi colunista também da revista Cláudia. Paralelamente, Celia Ribeiro tem experiência como palestrante, ministrando cursos para executivos. Em seus livros há grande influência desses diálogos mantidos com alunos e leitores de suas colunas, pautas importantes para enfocar as boas maneiras como uma eficiente ferramenta no fortalecimento da auto-imagem e a conquista do sucesso social e profissional.
O primeiro livro de etiqueta de Célia Ribeiro foi lançado pela L&PM em 1991 – Etiqueta na prática – e, dois anos depois, para a mesma editora, escreveu Boas maneiras & sucesso nos negócios. Após uma trajetória de dez anos, os dois títulos passaram para a Coleção L&PM Pocket. Em decorrência do primeiro livro, a autora fez Etiqueta na prática para crianças, livro adotado por escolas de primeiro grau, em todo o Brasil, numa linguagem adequada ao público infantil, inteiramente ilustrado por Mig.
A gastronomia, por tradição familiar, também faz parte do universo de Celia Ribeiro que, em Manual de sobrevivência do anfitrião inexperiente, apresenta receitas e cardápios com dicas de etiqueta. Os livros 100 Receitas de Sobremesas e Receitas de Yayá Ribeiro (L&PM Pocket) completam esse ciclo gastronômico da autora. Etiqueta no século XXI, lançado em 2005, é o resultado de todas essas vivências, fruto da observação das gradativas mudanças que vêm se operando no convívio entre as pessoas, na diferentes etapas da vida.
Santina Cardoso Leal
Porto Alegre/RS
Simplesmente maravilhoso o livro Etiqueta na Prática para Crianças, procurava a muito tempo este tipo de literatura para minha filha de 7 anos, atualmente é o livro de cabeceira dela, que me falou que foi o melhor presente que ela já ganhou. Espero que possamos contar com um novo livro voltado para crianças o mais breve possível.
24/05/2011 09:35:39