Vida & Obra


Thoreau

Henry David Thoreau (Concord, Massachusetts, 12 de julho de 1817 – 6 de maio de 1862, Concord) se destacou como um ensaísta, poeta, naturalista e filósofo americano. Se ele é o pai-fundador do anarquismo, seu pequeno e fulgurante ensaio, A desobediência civil, é o livro do Gênesis. Com Thoreau, ademais, o verbo se fez carne: individualista empedernido – quase um eremita neurótico –, caminhante solitário e ecologista avant la lettre, o mais ianque dos ianques abandonou o convívio com a humanidade e foi se meter numa cabana nos bosques, às margens do lago Walden, em Massachusetts. Viveu lá de março de 1845 a setembro de 1847.

Colocou em prática as palavras de seu compatriota (e irmão do espírito) John Muir: “Se uma guerra rebentar entre os homens e as bestas selvagens, estou do lado dos ursos”. Durante uma breve incursão que ele fez ao vilarejo de Concord, a humanidade – representada pelas “autoridades legais” – declarou guerra a Thoreau: o homem foi preso por sonegação de impostos. Cutucaram a besta-fera: entre os muros da prisão, Thoreau redigiu um texto ardente, incontido, ferino e definitivo. A desobediência civil é a Bíblia dos libertários. Tão poderoso que, anos mais tarde, nas mãos de Gandhi, serviu para derrubar um império.

Mais livros de Thoreau


Opinião do Leitor

dalton vasconcelos
cotia - granja viana  - sp

So Thoreau pode resolver os problemas do Brasil, dos brasileiros e até do governo.   Ele nos dá a ideia de nao pagarmos os impostos para pressionar o governo a nao gastar com guerras. Ele era um anarquista, mas podemos aprimorar as suas ideias. Sonegar,  jamais,  mas declarar honestamente e reter o I.R.

09/02/2015

Agatha

MARCOS S. CAMARGO
ITU/SP.

"THOREAU, AO METER-SE VOLUNTARIAMENTE DENTRO DE UMA PEQUENA CABANA NAS MARGENS DO LAGO WALDEN, PODE EXPERIMENTAR A GRANDE SENSAÇÃO DE QUE JAMAIS ESTARIA CONFINADO EM UM ESPAÇO REDUZIDO; AO CONTRÁRIO, AGORA, SE SENTIA PARTE DO BOSQUE E ERA UM IRMÃO DE TODOS OS ANIMAIS LIVRES!" - M.S.C.

27/12/2013