Roberto Arlt
Roberto Godofredo Christophersen Arlt é um dos grandes fundadores da moderna narrativa argentina a par de Jorge Luis Borges e de Ricardo Güiraldes. Nasceu em Buenos Aires, em 2 de abril de 1900. O caráter forte de seu pai fez com que Roberto saísse de casa cedo, tendo várias ocupações até ingressar no jornalismo em 1916, e estreando na literatura em 1916 com Jehová.
Publicou El juguete rabioso, sua primeira novela, em 1926. Nessa época começava a escrever para os jornais Crítica y El mundo. Suas colunas diárias apareceram de 1928 a 1935 e foram depois compiladas no livro Aguafuertes porteñas que se tornou, como o passar dos anos, um dos clássicos da literatura argentina. Roberto Arlt divertia-se falando de suas amizades com cafetões, falsificadores e pistoleiros, das quais saíam muitos dos seus personagens.
Ao mesmo tempo que cultivava a escrita, Arlt buscou constantemente a fortuna como inventor, com singular fracasso. Em 1935, viajou à Espanha e à África como correspondente do El Mundo. Morreu de um ataque cardíaco em Buenos Aires, em 26 de julho de 1942.
Deixe seu depoimento sobre o autor