Hernan Cortez
Hernan Cortez (1485-1547) nasceu em Medellín, na província da Estremadura, no Reino de Castela, na Espanha. Era filho único de Martín Cortez e Catalina Pizarro Altamirano e aparentado, por parte da mãe, com Francisco Pizarro, que mais tarde conquistaria o Império Inca (hoje, o Peru). Estudou latim, gramática e leis em Salamanca.
Em 1504 viajou ao novo mundo para tentar a sorte. Em 1511 participou da conquista de Cuba juntamente com Diego de Velázquez. Acabou preso, acusado de conspirar contra o governador. Já liberado, se casou com a cunhada do próprio Velázquez, Catalina Suárez Marcaida.
Em 1519 viajou com 600 homens ao México. Ali descubriu o império asteca e lutou com os indígenas pelo ouro que havia na região. O rei asteca, Montezuma II, não foi capaz de organizar a resistência e por essa razão Cortez conquistou a capital asteca, Technochtitlán, em 1519.
Em 1528, Cortez voltou à España. Depois realizou outras viagens pela América, descobriu a Califórnia e lutou com os maias. Morreu em Sevilha, Espanha, em 2 de dezembro de 1547.
Sofia pinna
Salvador BA
Achei um pouco curto demais e achei que, em consequência disso, faltou algumas coisinhas sobre esse personagem
26/03/2015