Leon Hernandes Dziekaniak
Leon Hernandes Dziekaniak é gaúcho da cidade de Rio Grande. Mora em Porto Alegre, onde foi professor durante muitos anos. Com vários livros publicados, dedica-se integralmente ao árduo ofício de escrever.
Graduou-se pela Faculdade de Filosofia da UFRGS e completou sua formação nas Universidades de Coimbra e de Lisboa. A partir de seus estudos em Portugal, viajou por praticamente toda a Europa de carona, no mais puro espírito da década de 70, uma mochila nas costas e muitas idéias na cabeça. O que lhe permitiu participar de toda a efervescência cultural da época que desaguou nos movimentos contestatórios de 1968.
Entre outras aventuras, já cruzou a América do Sul em diversas direções, sempre pelos caminhos mais difíceis e pelos lugares mais inóspitos. Inclusive, desceu o Rio Amazonas, praticamente desde sua formação no Peru até sua foz, em Belém. Bolívia e Peru, que considera o Tibet da América do Sul, são dois países que conhece muito bem, fruto de várias viagens. Para a produção de Machu Picchu - viagem à cidade sagrada dos incas voltou especialmente à região, onde se demorou por mais de um mês e cumpriu o Caminho Inca a pé, como se exige, em busca da autenticidade e dos mistérios do Vale Sagrado.
Fruto do espírito de aventura, um acurado senso de observação, um fino humor e um "corazón viajero", esta narrativa de uma caminhada em direção ao mundo inca mantém a tradição dos viajantes escritores e o prazer da leitura que flui por dentro da viagem. Uma leitura prazerosa, que interessa aos místicos, aventureiros, ambientalistas, historiadores, americanistas, jovens com o pé na estrada e aos que apreciam viajar por dentro de um bom livro.
mARIA hELENA dZIEKANIAK ALMEIDA DA COSTA
Bal. Camboriú Santa Catarina
Estou orgulhosa do primo, ainda que não conheça todo o acervo. Saber que é escritor, deixa-me feliz. Também sou da área, ainda que ligada à técnica, pois sou revisora textual. Abraços e Sucesso contínuo.
28/11/2011