Alan Watts
Nascido na Inglaterra em 1915, Alan Watts, ainda na infância, sentiu-se atraído pelas histórias sobre o Extremo Oriente e passou a ler tudo o que conseguia encontrar sobre o assunto. Com a idade precoce de 16 anos, fazia palestras regulares no templo budista em Londres. Foi lá que conheceu D. T. Suzuki e familiarizou-se com a qualidade iogue do hinduísmo e as influências taoístas do zen-budismo. Anos depois, mudou-se para Nova York onde passou um tempo com o mitólogo Joseph Campbell. Filósofo, escritor e estudioso de religiões, inspirou o personagem Japhy Rider do romance Vagabundos iluminados, de Jack Kerouac, lançado pela Coleção L&PM Pocket.
Watts deu aulas de teologia na Universidade Harvard e tornou-se famoso como uma espécie de “guru da contracultura” dos anos 60, época da geração beatnick, quando participou de experiências psicodélicas com LSD junto com o escritor Aldous Huxley (autor de Admirável mundo novo).
Guru dos hippies, Alan Watts foi um dos pioneiros na introdução e divulgação da sabedoria oriental junto ao Ocidente. Desempenhou um papel crucial nos movimentos alternativos que levaram à formação do conjunto de idéias hoje chamadas de New Age.
Fonte: www.alanwatts.com
Algumas obras publicadas:
- O espírito do Zen (Coleção L&PM Pocket)
- Filosofias da Ásia
- Cultura da contracultura
- O Tao da Filosofia
- Taoísmo: muito além da busca
- Mito e religião
- O significado da felicidade
ANTONIO
Contagem/MG
Sou professor de Biologia. O livro que mais me impressionou na minha vida foi "O HOMEM, A MULHER, A NATUREZA' de Alan Watts. Passou a ser a minha Bíblia. Leitura obrigatória. Desde então, 1977, posso dizer que passei a ser outra pessoa, ou melhor, transpessoa integrada à natureza!
22/11/2012 16:28:58