15/03/2022
- Por Helena Jungblut
Decidir e preparar o repertório literário que você pode levar para seus alunos é sempre uma ação especial na prática docente.
Acreditamos que com a experiência e o conhecimento de cada professor, cada vez esse processo vai se tornando melhor e mais aprimorado. Mas uma dica que sempre vale para a hora de escolher é pensar na diversidade do repertório apresentado aos alunos. Por exemplo: variar entre grandes nomes da literatura e autores contemporâneos, entre gêneros literários, entre tamanhos e estilos dos livros.
Para permitir essa variedade é preciso rever o espaço que a literatura tem no planejamento. Elizabeth Cardoso, professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, em entrevista à revista Nova Escola, diz que “a escola precisa posicionar a leitura como algo importante e criar uma proposta de ensino“. Segundo ela, ao diminuir o tempo da leitura, o professor acaba priorizando o clássico, “mas se é dado o tempo que ela merece, dá para diversificar. São pequenos gestos que aumentam esse contato da criança com o livro. Dar mais tempo à leitura e um acesso à biblioteca são algumas ações possíveis”.
Assim, organizar as escolhas por suas diversidades de ideias ajuda a promover a reflexão do leitor a respeito do assunto trabalhado sem se restringir a uma única conclusão.
E você, o que prioriza na hora de escolher as leituras? 😍📚
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