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Temas transversais e a formação leitora

04/03/2022

- Por Helena Jungblut

Em vigor há mais de uma década, os temas transversais têm orientado a atuação de muitos professores, equipes pedagógicas e bibliotecários.

 

Para quem não conhece, de forma resumida, os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas para uso dos professores em sala de aula.

 

O intuito é o de introduzir e garantir a discussão de temas sociais na escola, com o objetivo de formar cidadãos munidos de valores básicos para uma boa vivência e convivência no mundo democrático contemporâneo. Os valores são: Ética, Meio ambiente, Pluralidade cultural, Orientação Sexual, Saúde, e Trabalho e consumo.

 

 

Em livros adotados por programas do governo, por exemplo, todos devem estar alinhados com esses temas. Andando em consonância com a BNCC, a ideia é que todos os professores apliquem esses conceitos durante suas aulas, seja de História, Matemática ou Geografia.

 

 

Nos livros, esses temas transversais aparecem, como o próprio nome indica, de forma indireta, não como uma temática central. Por isso a importância da interdisciplinaridade para tratar deles.