04/03/2022
- Por Helena Jungblut
Em vigor há mais de uma década, os temas transversais têm orientado a atuação de muitos professores, equipes pedagógicas e bibliotecários.
Para quem não conhece, de forma resumida, os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas para uso dos professores em sala de aula.
O intuito é o de introduzir e garantir a discussão de temas sociais na escola, com o objetivo de formar cidadãos munidos de valores básicos para uma boa vivência e convivência no mundo democrático contemporâneo. Os valores são: Ética, Meio ambiente, Pluralidade cultural, Orientação Sexual, Saúde, e Trabalho e consumo.
Em livros adotados por programas do governo, por exemplo, todos devem estar alinhados com esses temas. Andando em consonância com a BNCC, a ideia é que todos os professores apliquem esses conceitos durante suas aulas, seja de História, Matemática ou Geografia.
Nos livros, esses temas transversais aparecem, como o próprio nome indica, de forma indireta, não como uma temática central. Por isso a importância da interdisciplinaridade para tratar deles.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia nossa política de privacidade