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Livro: uma opção inteligente para o Dia das crianças

09/10/2009

- Por L&PM Editores

Datas comemorativas sempre fazem brotar um ponto de interrogação na cabeça das pessoas. Nem sempre é fácil escolher um presente. No Dia das crianças, celebrado em 12 de outubro, não é diferente: pais, tios e padrinhos, muitas vezes, ficam em dúvida em dar algo útil, como roupas, ou algo divertido, como brinquedos. Para aqueles que ainda estão escolhendo, é importante lembrar que um livro não é apenas útil, uma vez que estimula o hábito de leitura, mas também muito divertido. Veja abaixo por que é importante as crianças lerem e algumas sugestões de leituras:

Até os 3 anos
- Para a formação de bons leitores, é fundamental que as crianças com até 3 anos apreciem e valorizem a escuta e a leitura de histórias desde pequenas;
- A criança cria o hábito de escutar histórias, valorizando o livro como fonte de conhecimento e entretenimento;

Uma colcha muito curta, de Sérgio Capparelli e ilustrações de Ana Gruszynski
A jiboia Gabriela, de Sérgio Capparelli e ilustrações de Astrid Münch
Um elefante no nariz, de Sérgio Capparelli

De 4 a 6 anos
- A leitura diária ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita;
- Os contos de fadas representam conflitos universais e ajudam na formação da personalidade. A criança interpreta a simbologia contida nessas histórias de acordo com suas vivências;

A bela adormecida e outras histórias, vol. I, dos Irmãos Grimm
O príncipe sapo e outras histórias, vol. II, dos Irmãos Grimm
A queridinha da casa, de Sérgio Capparelli

De 7 a 9 anos
- Na faixa de 7 a 9 anos a compreensão das narrativas mais complexas aumenta e, com isso, o leitor iniciante tem condições de formar seu próprio repertório de histórias e gostos;
- A familiaridade com diferentes gêneros literários favorece a capacidade de produzir textos;

A festa do Garfield
, de Jim Davis
Garfield cai na real, de Jim Davis
O porão misterioso, de Cláudio Levitan
Deuses heróis e monstros, de Carmen Seganfredo e A.S. Franchini e ilustrações de Eduardo Uchôa
Meg Foguete, de Sérgio Capparelli



De 10 a 12 anos
- Nessa fase a leitura estimula o pensamento hipotético e dedutivo, e a capacidade de abstração;
- Na pré-adolescência, há um desejo de entender melhor a si próprio e as transformações que ocorrem na transição da infância para a adolescência. Histórias que espelhem esses interesses, com um narrador próximo à realidade do leitor e que o faça refletir sobre o mundo, ajudam assimilar mudanças;

Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll
Alice no país do espelho, de Lewis Carroll
As meninas da Praça da Alfândega, de Sérgio Capparelli
Os meninos da Rua da Praia, de Sérgio Capparelli
Poesia de bicicleta, de Sérgio Capparelli e Ana Gruszynski
Fábulas, de Esopo

De 13 a 15 anos
- Com o poder de reflexão mais apurado, o adolescente usa o livro para ampliar a capacidade crítica – não apenas em relação à obra, mas também às questões do mundo;

50 fábulas da China fabulosa, de Sérgio Capparelli
Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet e desenhos de Clément Oubrerie
Caninos brancos, de Jack London
Histórias de fantasmas, de Charles Dickens
O príncipe e o mendigo, de Mark Twain
Série Agatha Christie
Série Quadrinhos
Série Sherlock Holmes
Série Simenon


Fonte: Revista Nova Escola, Edição Especial nº18.