Notícias


Grande "pacote" de novidades de Georges Simenon

22/06/2009

- Por L&PM Editores

A L&PM Editores inicia o inverno com um grande pacote de novidades para os fãs de Simenon e amantes da grande literatura:

Em formato convencional (14x21 cm) a L&PM está lançando um verdadeiro banquete de quase 1.000 páginas! Todos os contos de Maigret, em dois volumes.

Na coleção L&PM POCKET, ao todo, serão lançados quinze romances com aventuras do inspetor Maigret TOTALMENTE INÉDITOS no Brasil e cinco romances não-policiais de Georges Simenon, entre eles, o célebre e inesquecível Ainda restam aveleiras.

Confira o "pacote" Simenon:

        

Este é um dos lançamentos mais importantes do ano, no gênero de ficção.

Chegam pela primeira vez ao Brasil – em dois volumes – os contos protagonizados pelo inspetor Maigret, o célebre personagem de 75 romances escritos pelo belga Georges Simenon, um dos mais populares autores do planeta.

Todos os contos de Maigret – vol.1, já lançado, reúne dezessete contos do inspetor da polícia francesa. Escritos entre outubro de 1936 e maio de 1950 – portanto, quando o autor já havia publicado os primeiros 19 dos 75 romances protagonizados por Maigret – refletem com intensidade os aspectos pelos quais a obra de Georges Simenon se tornaria conhecida: enredos mais voltados à atmosfera e ao drama humano e um maior tom reflexivo impresso no protagonista.
Esta obra traz esclarecedoras introduções dos escritores e intelectuais franceses Dominique Fernandez, Pierre Assouline e Denis Tillinac – profundos conhecedores de Simenon e de sua obra. Os três textos compõem uma consistente apresentação aos contos do autor e a Jules Maigret, uma das figuras literárias mais populares do século XX.

Em agosto, Todos os contos de Maigret – vol. 2.

 

  

Em Maigret se diverte, recomendações médicas exigem que o inspetor tire alguns dias de folga, e ele se vê obrigado a seguir um misterioso caso através dos jornais.
O crime em questão envolve a descoberta do corpo da bela Eveline Jave, encontrado em um armário do consultório de seu marido, o médico Philippe Jave, em Paris. O casal deveria estar de férias em Cannes, na Côte d'Azur, no mesmo período em que o jovem doutor Négrel assumia o lugar de Jave no consultório.
Entre seus passeios por Paris com a sra. Maigret, o inspetor vê-se cada vez mais envolvido neste crime que mistura amor, traição e ciúme. Perturbado com o intrigante caso e incapaz de ficar de fora da investigação, Maigret resolve enviar dicas anônimas ao seu subordinado, o inspetor Janvier, enquanto aguarda ansiosamente pelo desenrolar do caso.

   

Em Os escrúpulos de Maigret, o inspetor da polícia francesa depara-se com um dos casos mais difíceis de sua carreira: sem um cadáver ou um motivo, Maigret investiga um crime que ainda está para acontecer.
Xavier Marton – o educado vendedor da seção de brinquedos do Grande Magazine do Louvre – pede ajuda a Maigret. Ele está convicto de que sua mulher pretende envenená-lo. Pouco tempo depois, a própria esposa de Xavier procura Maigret para informar que é a sua vida que corre perigo.
Na dúvida se ambos são lunáticos, manipuladores ou vítimas, resta ao inspetor investigar os dois suspeitos. Ao observar a relação do casal, Maigret penetra em um curioso caso sobre o casamento e as circunstâncias que levam uma relação ao fim.

            

Em Maigret e o ladrão preguiçoso, o comissário acorda às quatro horas da manhã com um telefonema. É Aristide Fumel, antigo colega de Maigret do 16º arrondissement, que lhe pede ajuda: o corpo de um homem não identificado foi encontrado no Bois de Boulogne.
De acordo com as regras atuais da polícia francesa, o caso está oficialmente fora da jurisdição do comissário. Ignorando o novo regulamento, Maigret vai até o local e reconhece o corpo. A única pista: a vítima é Honoré Cuendet, um ladrão que ele conhecia há mais de 30 anos.

   

Considerado um dos melhores romances não-policias de Georges Simenon, Ainda restam aveleiras conta a história de François Perret-Latour, ex-diretor e atual presidente do Conselho de Administração de um banco francês. Aos 74 anos, ele poderia simplesmente esperar que o tempo passasse em seu luxuoso apartamento na Place Vendôme, em Paris, protegido pelo conforto de sua situação econômica.
Ao receber uma carta da primeira de suas ex-mulheres, a vida estável e ordeira de Perret-Latour é abalada por uma sucessão de acontecimentos relacionados à sua  família. A descoberta de que ainda está ligado a diversas pessoas que ele já havia apagado da memória, dará a François uma nova razão para viver.

Próximos lançamentos (ainda em 2009):

Romances inéditos protagonizados pelo inspetor Maigret:
A louca de Maigret, O amigo de infância de Maigret, O revólver de Maigret e A fuga do Sr. Monde.

Romances não-policiais:
Sinal vermelho

Entrevista com Georges Simenon: Leia (em formato PDF) a entrevista que o escritor concedeu ao jornalista italiano Roberto Gervaso, publicada na Revista Oitenta da L&PM Editores, em 1984.