Vida & Obra


John Fante

John Fante nasceu no Colorado (Estados Unidos) em 1909. Frequentou a escola paroquial em Boulder e a Regis High School, um internato jesuíta. Também cursou a Universidade do Colorado e o Long Beach City College.

Começou a escrever em 1929 e publicou seu primeiro conto em The American Mercury no ano de 1932. Escreveu várias outras histórias para os periódicos The Atlantic Monthly, The American Mercury, The Saturday Evening Post, Collier’s, Esquire e Harper’s Bazaar. Seu primeiro romance, Wait Until Spring, Bandini, foi publicado em 1938. No ano seguinte, foi lançado Ask the Dust, romance editado no Brasil apenas em 1984, sob o título de Pergunte ao Pó. Em 1940, uma coletânea de seus contos, Dago Red, foi lançada no mercado norte-americano.

Enquanto isso, Fante se ocupava intensamente com roteiros para Hollywood. Alguns de seus créditos incluem Full of Life, Jeanne Eagels, My Man and I, The Reluctant Saint, Something for a Lonely Man, My Six Loves e Walk on the Wild Side.

O escritor e roteirista tornou-se diabético em 1955, e as complicações da doença ocasionaram sua cegueira, em 1978. Mas ele continuou a escrever, ditando para sua mulher, Joyce, e o resultado foi Sonhos de Bunker Hill (L&PM POCKET), romance que foi publicado pela primeira vez no Brasil em 1983. John Fante morreu aos 74 anos, em 8 de maio desse mesmo ano.

Em 1985, foram publicados nos Estados Unidos histórias selecionadas do autor, na compilação The Wine of Youth, e dois romances anteriores, que permaneciam inéditos, The Road to Los Angeles e 1933 Was a Bad Year Também este último foi editado no Brasil na década de 80, com o título de 1933 Foi um Ano Ruim (L&PM POCKET), dentro da onda de interesse contracultural que coloriu o início da abertura política brasileira.

Mais livros de John Fante


Opinião do Leitor

José Fausto Toloy
Maringá - PR

John Fante, escritor indicado pelo grande ficcionista Fausto Wollf, literatura da emoção, brillhantemente editado pela L&PM. SONHOS DE BUNKER HILL é um prêmio a todos os escritores, que conhecem as agruras do ofício.

J. FAUSTO TOLOY - médico-escritor.

09/01/2013 09:20:20

Agatha

Luciano Machado Tomaz

Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-los pela bela atuação que estão tendo no mercado editorial do país (foi muito bom eu ter ido a uma livraria outro dia e encontrar os "Sonhos de Bunker Hill" de Fante em edição de bolso). (...)
Obrigado.

10/03/2009 09:37:35